Atendimento
Online

Whatsapp
49 8801.2101

Skype
Disapar

Atualizar
boleto

Uma trajetória
de sucesso reconhecido

Últimas
notícias

Soldagem TIG, MIG E MMA: Qual o melhor processo?

18 de Junho de 2018

Na hora de definir o melhor processo de soldagem, o que se deve levar em consideração, primeiramente, é a atividade que será realizada. Dessa forma, hoje, existem três processos principais que são utilizado na indústria e em serviços: Eletrodo Revestido, MIG/MAG e TIG. Entenda as diferenças entre eles, para assim, você poder decidir qual o processo mais vantajoso para você, e qual aparelho de soldagem adquirir.

● Veja mais: promoções de aparelhos de solda

A soldagem com eletrodo revestido​ é a forma mais comum de solda, e o mais antigo entre os três. Esse processo é realizado com um arco elétrico formado pelo contato do eletrodo com a peça a ser soldada e que funde os dois ao mesmo tempo. O eletrodo é gasto conforme se forma o cordão de solda e o processo é protegido do ar atmosférico pelos gases (O2 e N2) de combustão do revestimento, e por uma escória.

Processo indicado para: - Fabricação e reforma de portões, grades e estruturas metálicas; - Recuperação de eixos, enchimentos (caminhões, tratores, maquinas pesadas); - Recuperação em peças de ferro-fundido e outros metais; - Soldas de eletrodos especiais com ligas duras para revestimentos; - Soldagem portátil; - Manutenção em geral.

No processo de soldagem com MIG/MMA​, o eletrodo é substituído pelo arame de solda​.

Conheça nossos arames de solda

Este arame é impulsionado pelo alimentador que o conduz, através da tocha, até a peça trabalhada. Quando o arame passa pelo bico de tocha, recebe corrente elétrica e, em contato com a peça de trabalho, ocorre a abertura do arco elétrico. O ambiente da poça de fusão é protegido pelos gases específicos para este processo: CO2, argônio ou mistura, dependendo da aplicação.

Processo indicado para: – Fabricação de estruturas metálicas em geral, (escadas, grades, portões, bases de máquinas, bancadas, tesouras, treliças, peças técnicas, etc.); – Segmentos de mecânicas, serralherias, caldeirarias, soldagens, indústrias metal mecânicas; – Reforma e confecção de tanques em aço inox ou carbono; – Preenchimento em eixos de caminhões, ônibus, empilhadeiras, etc.; – Manutenção de tratores e implementos rodoviários e agrícolas; – Processos industriais de soldagem em geral.

É um processo de alto rendimento e produtividade. Solda Tig -​ Processo que exige maior habilidade profissional. Nesse, o arco elétrico se estabelece entre a peça de trabalho e um eletrodo de tungstênio que não se consome. A poça de fusão e o eletrodo são protegidos contra os efeitos do ar atmosférico por um gás inerte, onde o fluxo é direcionado por um bocal que circunda o eletrodo e, quando necessário, é inserido metal de adição.

Processo indicado para: – Solda em cárter de alumínio; – Recuperação em cabeçotes; – Soldas em corrimãos de aço inox e em rodas de liga leve; – Recuperação de matrizes de corte ou injeção; – Soldas em materiais cirúrgicos; – Treliça de alumínio; – Soldas em tanques de aço inox e de alta pressão; – Soldas em equipamentos industriais, para indústria alimentícia, farmacêutica e química; – Solda em tubulações de alta pressão e em tubos de ar condicionado de alumínio.

E aí, conseguiu identificar qual o melhor processo para a sua necessidade? Vale ressaltar que essas sugestões podem ter variação, conforme finalidade.

● Veja como os aparelhos de solda PanTools funcionam

Se ainda restaram dúvidas na escolha do melhor processo de soldagem e se você tem a intenção de adquirir um aparelho de solda, entre em contato com a Disapar. Temos uma equipe técnica especializada para tirar suas dúvidas, e realizar, até mesmo, testes com os aparelhos dos três tipos de processos!

Por: Karina Guerro

Fontes:
● https://www.weldvision.com.br/como-definir-qual-o-melhor-processo-de-soldagem/ ● https://www.cimm.com.br/portal/noticia/exibir_noticia/4839-como-funciona-a-soldage m-com-eletrodo-revestido ● http://www.alusolda.com.br/conteudo/detalhes-importantes-no-processo-de-solda-tig. html

/